sexta-feira, janeiro 28, 2011

Challenger - 25 Anos da tragédia

Tripulação da missão STS-51-L: (fila da frente) Michael J. Smith, Dick Scobee, Ronald McNair; (fila de trás) Ellison Onizuka, Christa McAuliffe[1], Gregory Jarvis, Judith Resnik.
Hoje passam 25 anos de um dos dias trágicos da história da aventura humana no espaço: a explosão do vaivém Challenger e a morte dos seus sete ocupantes, 1 minuto e 13 depois do inicio da missão. O dia era 28 de Janeiro de 1986 [2]. É um facto que me recordo bem, ainda não tinha 7 anos no dia da tragédia. Na altura já gostava muito de tudo relacionado com o espaço, muito por culpa de séries animadas como Ulisses 31, e este acidente foi um grande golpe na minha ambição de um dia conseguir ver o nosso planeta no espaço (a culpa deste sonho de ser astronauta também será de "Espaço 1999", que previa a existência de bases lunares antes do final do século XX). No entanto, continuo a interessar-me por tudo relacionado com exploração espacial e astronomia, não sendo obviamente especialista, apenas curioso insaciável. Apurou-se mais tarde que a causa foi uma anilha que falhou durante a descolagem, permitindo uma fuga de gás quente sobre o tanque de combustível externo, causando uma falha estrutural que em conjunto com as forças a que o aparelho estava a ser sujeito. Acredita-se que os astronautas terão sobrevivido à desintegração do vaivém (e não uma explosão tradicional, como aparenta), mas não terão resistido à queda do compartimento danificado no oceano.


Este foi um acontecimento que lembrou ao grande público do planeta Terra que o sonho se pode tornar um pesadelo, em apenas 73 segundos...


Emissão da CNN, em directo:




Noticiário brasileiro:



Vídeo  amador, revelado 24 anos depois [3]:


Mais informações:
  • Detalhes do desastre: "Space Shuttle Challenger disaster"
  • [1] Christa McAuliffe, escolhida para ser a primeira professora no espaço, como parte do programa Teacher in Space.
  • [2] - 1986, o ano em que Portugal entrou para a Comunidade Económica Europeia (futura União Europeia); a sonda Voyager 2 faz o primeiro encontro com Urano; em Fevereiro a União Soviética lança a estação espacial Mir; em Março mergulhadores da Marinha norte-americana encontram o principal compartimento do Challenger com os corpos dos astronautas; o filme África Minha ganha o Óscar de Melhor Filme; em Abril aconteceu o desastre em Chernobyl; em Maio começa a Fifa World Cup, o México 86; o cometa Halley regressou tornou-se visivel nos céus, embora não tão espectacularmente como muitos esperavam; o acelerador de particulas TASCC foi activado; a Estátua da Liberdade comemorou 100 anos; o avião Voyager completa a primeira volta ao mundo sem escalas e sem reabastecimento. 
  • [3] "Vídeo amador do acidente do Challenger divulgado 24 anos depois" - Público on-line

Sem comentários: